Santíssimo Resort

Tiradentes pelos olhos do Blog Vida Sem Paredes

 

Para a  matéria do nosso Blog de hoje convidamos  a Nange Sá e Camila Coubelle do blog Vida Sem Paredes para escrever essa matéria sobre a nossa querida Tiradentes!

Tiradentes – MG

Nange Sá e Camila Coubelle | vidasemparedes.com.br

Tiradentes é uma delícia de cidade histórica, localizada na Zona das Vertentes, interior de Minas Gerais. O município, que faz parte do Caminho Velho da Estrada Real, fica aos pés da Serra de São José e tem como características principais a simplicidade, a calma e o charme das cidadezinhas mineiras.

Gastronomia, cultura e história

A cidade foi construída em 1719, durante o Ciclo do Ouro, e ainda conserva as ruas de pedra, os casarões antigos e o ritmo pacato e desacelerado que atrai visitantes de todas as partes.

Um destino muito procurado por casais e famílias, a cidade combina com quem gosta de turismo histórico e cultural, e é perfeita para quem aprecia o turismo gastronômico – tem restaurantes prestigiados na cozinha mineira e internacional. Tiradentes ainda tem um clima ameno a maior parte do ano, atrativos naturais em meio à serra, muitos ateliês e lojas de artesanato – destaque para as artes sacras e móveis de demolição. Sem contar o calendário cheio de eventos interessantes.

Atrações em Tiradentes

Diferente de muitas cidades turísticas, o Centro Histórico de Tiradentes não é muito grande e você pode conhecer as principais atrações caminhando.  Não deixe de visitar a Igreja Matriz de Santo Antônio, de 1710, com esculturas do mestre Aleijadinho e altares cobertos de ouro, em estilo barroco.

Visite também os museus: vale a pena conhecer o Museu de Sant’Ana, com 300 esculturas brasileiras de diferentes origens, e a Casa de Padre Toledo, que já foi sede de líderes da Inconfidência Mineira.

O passeio de Maria-Fumaça também é imperdível. O percurso de 12km até São João del-Rei beira o Rio das Mortes e oferece uma vista exuberante da Serra de São José.

Entre as atrações naturais, visite a Cachoeira do Bom Despacho, que tem acesso fácil pela Estrada Real, no trecho entre Tiradentes e São João del-Rei. O primeiro marco da Estrada Real, aliás, fica ao lado da queda.

Eventos

Mostra de Cinema de Tiradentes, Carnaval, TremBier, Bikefest, Vinho e Jazz Festival, Festival de Cultura e Gastronomia, entre outros.

Dicas para visitar

1. Use calçados confortáveis para circular pelo calçamento irregular.
2. As ruas da cidade são todas de pedra, algumas são estreitas e são muitas ladeiras. O melhor
é circular a pé e sem pressa.
3. Ajude a preservar os patrimônios históricos, não jogue lixo nas ruas e respeite as regras de
cada atração.

Faça sua reserva online agora!

Fácil, rápido e seguro.